Nêmesis na mitologia grega era uma das filhas da deusa Nix(noite). Pausânias citou Nêmesis como sendo a filha dos titãs Oceano e Tétis. Já autores tardios puseram-na como sendo a filha de Zeus com Têmis. É a deusa que personifica o destino, o equilíbrio e a vingança divina.
Apesar de ter nascido de uma família de maioria de deuses, vivia no monte Olimpo e representava a vingança divina. Era também chamada de "inevitável "sendo simbolizada por uma bela mulher alada. Por vezes fundida com Têmis, a deusa da justiça e, com Afrodite quando esta se vingou de narciso por ter ferido o coração de várias meninas.
Sua aparência é similar a de várias outras deusas tais como Deméter e Artêmis. O que significa que Nêmesis, tanto quanto outros deuses apenas personificam conceitos abstrados e não recebia culto individual.
A palavra Nêmesis vem do grego e, é derivada do verbo distribuir, de raiz indo-europeia nem-. O termo fora usado com significado de desdém, indignação, por Homero na Odisseia e por Aristóteles (em Ética a Nicomachea) e, com o sentido de vingança, castigo por Heródoto por Cláudio Eliano (na Vara história) e por Plutarco. Já na Teologia aritmética de Jâmblico designa o numeral cinco.
A palavra tem também o sentido de justiça distributiva e, originariamente, a deusa grega infligia dor ou concedia felicidade segundo o que era
justo.
Operando assim por antonomásica. Entende-se por nêmesis como a situação negativa que se segue a um período particularmente favorável, tal como um ato de justiça compensatória.
E, tal noção subjaz ao termo é que o mundo deve obedecer a uma lei de harmonia, segundo a qual o bem deve ser compensado pelo mal em igual medida.
Nêmesis em português designa alguém que exige ou inflige retaliação ou, por extensão de sentido, um rival ou adversário terrível e geralmente vitorioso.
Na cultura britânica moderna, o mesmo termo designa o inimigo ou o pior inimigo de uma pessoa. Normalmente alguém que é justamente o oposto de si, mas que é também, de algum modo, mutio semelhante a si.
Enfim, a Nêmesis representa a força encarregada de abatar toda a desmesura (húbris), como o excesso de felicidade de um moral ou mesmo o orgulho dos reis, que é uma concepção peculiar do espírito helênico.
Nêmesis foi a deusa que castigou o rei Creso da Lídia. Por estar demasiadamente feliz com suas riquezas, fora levado por Nêmesis a empreender uma expedição contra Ciro, o que resultou por lhe trazer a ruína e desgraça.
Outra vítima de Nêmesis foi Narciso que estava muito contente com a própria
aparência e beleza. Mas, Narciso despreza o amor. E, foram tantas as jovens desprezadas por Narciso que rogaram vingança a Nêmesis, que acabou por ouvi-las e causou um forte calor.
Após uma caçada, debruçou-se Narciso sobre uma fonte para se refrescar. Quando viu seu belo rosto, restou apaixonado pela própria beleza, e mergulhou para a morte. No fundo, todos nós, procuramos a nossa Nêmesis.