O vigésimo-primeiro século da Era Cristã é o primeiro século do terceiro milênio. O início do século XXI é caracterizado por uma era de prosperidade na Europa e nos EUA depois, seguidos por uma forte recessão
que teve começo em 2008, pela chamada Primavera Árabe e pelo célere crescimento econômico da China, que se tornou a segunda maior economia do mundo, tendo ainda ocorrido a ascensão da esquerda na América Latina e no Brasil.
Estima-se que haverá maior concentração da economia global nos países conhecidos como BRICS, que são o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Houve uma drástica redução da população que se declara religiosa e grandes movimentos em favor das minorias e, nos EUA Barack Obama foi o primeiro presidente negro dos EUA.
O aprofundamento da globalização da economia e da informação trouxe a chamada Revolução Digital, apesar de que teve início ainda no fim do século XX. Em nosso país, a primeira mulher a chegar a Presidência da República em 2011 sofrera o impeachment e, passamos ao governo do inexpressivo Michel Temer.
As principais invenções do século XXI situam-se na área de eletrônica e telecomunicações, sendo provavelmente o tablet e o smartphone os principais ícones do século XXI, promovendo impactos sensíveis à educação, à organização social e, também na saúde humana.
O século XXI é a era do terror e, para alguns historiadores teve efetivo início em 1914 em razão da Primeira Grande Guerra Mundial, já para outros, o século XXI, começou realmente apenas em 11 de setembro de 2001 quando
ocorreu o ataque às torres gêmeas do World Trade Center em Nova York e, ao prédio do Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos EUA).