O Yin e Yang são conceitos do taoísmo que expressam a dualidade de tudo que existe no universo. Correspondem as duas forçs fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas. O Yin é o princípio feminino associado à noite e à lua, traduzindo a passividade e absorção. Enquanto que o Yang é o princípio masculino, associado ao Sol, ao dia e atividade.
Tais duas forças seriam juntas a fase seguinte do tao, o princípio gerador de todas as coisas, de onde surgem e para onde se destinam. Cada uma das dualidades, são não definições, mas analogias que exemplificam a expressão.
Os exemplos não incluem qualquer juízo de valor e nem vige qualquer hierarquia entre os dois princípios.
De sorte que ao se referir ao Yang considerado positivo apenas indica que este é positivo, quando comparado ao Yin que se revela como negativo.
Muito útil é a analogia com a carga elétrica que aponta os prótons e nêutrons. Lembrando que os opostos se complementam, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar ao negativo.
O equilíbio das forças da natureza representado pelo diagrama tei-gi mistura o branco e preto integrado em movimento contínuo de geração recíproca, representam a interação destas forças.