"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Sacrifício BVIW



Estamos com a corda no pescoço. Com o abismo tangenciando nossos pés. Com o silêncio sufocando semânticas e, deixando rastros de solidão e desafetos. O enforcado ou dependurado é uma carta do tarô de Marselha. Permanece significar o sacrifício, de reversão uma situação e também de ter uma perspectiva diversa e diferenciada. Na gravura inscrita na carta do tarô, vê-se claramente um homem dependurado somente pela perna esquerda, sob uma forca. E, sua expressão é triste e lânguida e, seus braços estão cruzados atrás do corpo, provavelmente amarrados, ou, numa ambígua situação de ser forçado a aceitar sua condição, ou então, de não desejar lutar contra sua condição ou submissão.
Sempre achei cartomantes fascinantes e, o fato do Enforcado aparecer na minha consulta, foi intrigante... Se a corda está no pescoço ou num pé... se nos dependuramos oscilantes sobre os paradoxos da vida e buscamos no imaginário e nas construções abstratas algum ânimo, é porque não aprendemos a ler corretamente os contextos, as almas e principalmente os afetos humanos. O sacrifício de entender o outro é sempre recíproco, ainda que inconscientemente
GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 12/06/2018
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete

iDcionário Aulete