"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos

Notas de rodapé de samba, suor e alegria parte 2
85, Feijão é nome comum para grande variedade de sementes de plantas do gênero da família Fabaceae. Proporciona nutrientes essenciais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. O feijão-comum (Phaseolus vulgaris) é à base de várias sopas e da feijoada, misturado com arroz ou como elementos das tripas à moda do Porto e, ainda em alguma doçaria. Existem três espécies de feijão são muito cultivadas no Brasil: Phaseolus vulgaris, o feijão comum, cultivado em todo o mundo; Vigna unguiculata, vulgarmente chamado de feijão de corda, feijão macassar, caupi e outros, predominante na região Nordeste e na Amazônia Cajanus cajan, feijão-guandu ou andu, comum no nordeste, principalmente em sua variedade arbórea. O feijão preto é de origem sul-americana e fazia parte da dieta dos indígenas. Antes mesmo da chegada dos portugueses ao Brasil, já se conhecia na Europa diversas variedades de feijão, sendo comum no preparo a mistura de feijão com carnes. Na verdade, a feijoada não é originalmente brasileira, e sim, uma adaptação e evolução de uma cultura de berço europeu. Os acompanhamentos tais como: arroz, farofa, couve, laranja e torresmo foram acrescentados ao prato bem mais tarde.


86 O processo de popularização do samba era iminente, mas certamente a política de Vargas contribuiu muito para a sua consolidação no panorama nacional, conforme conta o músico e historiador Magno Bissoli, autor da tese de doutorado "Caixa Preta: samba e identidade nacional na Era Vargas". Impacto do samba na formação da identidade na sociedade industrial: 1916-1945, apresentado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A exemplo das doutrinas fascistas da Europa, o governo de Vargas sempre se caracterizou pela exaltação ao nacionalismo. Porém, em um Brasil com apenas quatrocentos anos de história cuja maior parte da população era composta de descendentes de escravos e pessoas marginalizadas, principalmente negros e mestiços, havia o grande problema da identidade nacional. "O varguismo” intentou forjá-la com bases na cultura, lançando mão de artifícios semelhantes aos usados por Benito Mussolini na Itália, explica Bissoli. Os recursos utilizados por Vargas iam desde a projeção de filmes em paredes de casas, a instalação de alto-falantes em praças interioranas e entradas de favelas à estatização de veículos de comunicação e censura da imprensa, sempre sob o comando de órgãos estatais de controle cultural e midiático, como o Departamento Oficial de Propaganda, criado em 1931, ou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), de 1939.
87 Ary Resende Barroso, mais conhecido como Ary Barroso (1903-1964) foi compositor brasileiro de música popular e mais conhecido como autor de "Aquarela do Brasil” (quando inaugurou o gênero samba-exaltação ou samba cívico). Nos anos 1930, escreveu as primeiras composições para o teatro musicado carioca. Aquarela do Brasil teve a primeira audição na voz de Aracy Cortes e regravada diversas vezes no Brasil e no exterior. Recebeu o diploma da Academia de Ciências e Arte Cinematográfica de Hollywood pela trilha sonora do longa-metragem “Você já foi à Bahia?” (1944), de Walt Disney. A partir de 1943, manteve durante vários anos o programa “A hora do calouro”, na Rádio Cruzeiro do Sul do Rio de Janeiro, no qual revelou e incentivou novos talentos musicais. Autor de centenas de composições em estilos variados, como choro, xote, marcha, foxtrote e samba. Entre outras canções, compôs “Tabuleiro da baiana” (1937) e “Os Quindins de Yayá” (1941), “Boneca de piche”, etc. Durante os a década de 1940 e a década de 1950 compôs vários dos sucessos consagrados por Carmen Miranda no cinema.
88 Zé Carioca conhecido nos EUA como Joe Carioca, é o apelido do papagaio José Carioca criado no começo da década de 1940 pelos estúdios de Walt Disney, em uma turnê pela América Latina, e fazia parte dos esforços americanos para reunir aliados durante a Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945) tal esforço foi chamado de "Good Neighbor Policy" ou Política da Boa Vizinhança. Os comunistas da época foram vorazes em criticar a figura do Zé Carioca e a cantora e atriz Carmen Miranda que foram acusados de encarnarem os valores do capitalismo através das figuras criadas por Hollywood e pelo Tio Sam. Zé Carioca foi criado pelo próprio Walt Disney dentro do Hotel Copacabana Palace. Impressionado com a técnica de J. Carlos, cartunista que desenhava as versões brasileiras de seus estúdios, Disney até o convidou para trabalhar em Hollywood, mas o convite foi recusado. Mesmo assim, como homenagem a J. Carlos, Walt Disney criou e enviou o personagem José Carioca para Carlos, dizendo esta ser uma homenagem ao cartunista.  Hoje o Zé Carioca é mais do que um personagem ou mascote carioca, e quase ninguém se lembra de J. Carlos, sua inspiração, mas o personagem se tornou o elo entre a empresa Walt Disney World e o Brasil. Alguns especulam que o papagaio foi inspirado no sambista Paulo da Portela, outros que foi inspirado no cavaquinista paulista, José do Patrocínio Oliveira, o Zezinho, que inclusive dublou o personagem no filme “Saludo Amigos”. Uso do guarda-chuva pode ter vindo do Dr. Jacarandá, uma figura do folclore carioca da época. O Morcego Verde, cujo alterego é o conhecido Zé Carioca, é um super-herói Disney. Foi criado por Ivan Saidenberg, inspirado no Morcego Vermelho (Peninha), que ele também criou, e parodia o Batman. Uma curiosidade sobre Zé Carioca é a confusão que há entre este personagem e o papagaio jurado em Alice no País das Maravilhas. Zé Carioca aparece novamente ao lado de Donald e do Aracuã no segmento “Blame It on the Samba” (Culpe o Samba) do filme Tempo de Melodia (1948).
89 O sambista Cyro Monteiro (1913-1973), o “Formigão”, foi um exímio “tocadores de caixinha de fósforo”.  De madeira, a caixa de fósforos ganhou o menor tamanho possível: 48 milímetros de extensão, 36 milímetros de largura e 17 milímetros de altura.  Agora, sim, ela, “que nasceu com a necessidade intrínseca de ser portátil”, como diz a designer Denise Dantas, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, cumpria o propósito para o qual foi inventada. E poderia ser, enfim, carregada no bolso da camisa, perto do corpo, do coração, sem risco de inflamar. Se não der para tocar caixinha de fósforos, invente outro instrumento. “Havia um tempo que, nas escolas de samba, os músicos faziam batucadas em frigideiras”, lembra o sambista paulistano Germano Mathias, conhecido por tirar o ritmo do samba de uma simpática latinha de graxa para sapatos “niquelada” (ou seja, pintada, “para não fazer propaganda gratuita”, adverte o músico). Já a sambista paulistana Miriam Batucada, morta em 1994, conseguia fazer de um teclado instrumento percussivo, ao tamborilar em suas teclas. E o próprio Elton Medeiros lembra, ainda, seu amigo Dilermano Pinheiro: “Ele tocava samba batendo num simples chapéu de palha”.
90 Maria do Carmo Miranda da Cunha (1909-1955) mais conhecida como Carmen Miranda, foi cantora luso-brasileira. Sua carreira artística transcorreu no Brasil e EUA entre as décadas de 1930 e 1950. Nasceu em Portugal, mais precisamente em Marco de Carnaveses. Muito "avançada" para o seu tempo, Carmen Miranda - cuja imagem ficou para sempre associada aos penduricalhos ao pescoço e às frutas tropicais que lhe ornamentavam a cabeça - é considerada a pioneira do tropicalismo, movimento cultural brasileiro dos anos de 1960. Mas, tal afirmação ainda é desconsiderada por certos pesquisadores. Em 1935, recebe o apelido de "A Pequena Notável", dado pelo célebre cantor-apresentador César Ladeira, com quem trabalhou na Rádio Mayrink Veiga Ela se consagrou em 1941, ao ser a primeira e a única luso-brasileira até hoje, a gravar as mãos e plataformas no cimento da calçada da fama do Teatro Chinês em Los Angeles. Em 08 de fevereiro de 1960 ganhou uma estrela póstuma na Calçada da Fama da Hollywood Boulevard. Carmen era a principal atração do Copacabana Night Club, famosa boate nova-iorquina, fundada em 1940 e que existe até hoje em Manhattan. O cartaz do "The Copa" é desde aquela época uma gravura estilizada de Carmen, em homenagem a cantora. Carmen Miranda tornou-se um "hit" nos EUA. Ela apareceu em desenhos animados Tom & Jerry, Popeye e Looney Tunes. Fora imitada e caricaturada por Lucille Ball, Bob Hope, Jerry Lewis, Mickey Rooney e Dean Martin. A imagem de Carmen era muito forte, cômica, engraçada, caricata. Acabou-se criando um verdadeiro estereótipo, o que nem sempre é positivo. Mesmo assim, ela foi sem dúvidas foi a artista latina mais bem sucedida nos EUA em Hollywood, e lá sua imagem ainda hoje é mais forte do que no Brasil.
91, Nessa apresentação que ocorreu no Cassino da Urca com a presença de políticos importantes do Estado Novo, foi apupada pelos que a consideravam "americanizada". Entre os seus críticos havia muitos que eram simpatizantes de correntes políticas contrárias aos Estados Unidos. Dois meses depois, Carmen voltaria ao mesmo palco e seria fartamente aplaudida por uma plateia mais afeita ao seu repertório, então já atualizado com respostas como "Disseram que Voltei Americanizada", especialmente composta por Vicente Paiva e Luiz Peixoto, no mesmo mês gravou seus últimos discos no Brasil.
Eles não podiam perceber que ela, a seu modo, resistia à americanização já anunciada em 1940, talvez o antiamericanismo de Carmen não estivesse em nenhuma grande manifestação pública de nacionalismo. Talvez a resistência sutil fosse a forma encontrada para suportar a máquina americana do show business.
92, Bossa nova foi um movimento da música popular brasileira do final dos anos cinquenta lançado por João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e jovens cantores e/ou compositores de classe média da zona sul carioca, derivado do samba e com forte influência do jazz. Inicialmente o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época, ou seja, a uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano.
A palavra “bossa” apareceu pela primeira vez na década de 1930, em “Coisas Nossas”, samba do popular do cantor Noel Rosa: O samba, a prontidão/e outras bossas,/são nossas coisas (...). A expressão “bossa nova” passou a ser utilizada também na década seguinte para aqueles sambas de breque baseados no talento de improvisar paradas súbitas durante a música para encaixar falas. Alguns críticos musicais destacam certa influência que a cultura americana do Pós-Guerra, de músicos como Stan Kenton, combinada ao impressionismo erudito, de Debussy e Ravel, teve na bossa nova, especialmente do cool jazz e bebop. Embora tenha pouca influência de música estrangeira como o jazz, a bossa nova possui elementos de samba sincopado. Além disso, havia um fundamental inconformismo com o formato musical de época. Os cantores Dick Farney e Lúcio Alves, que fizeram sucesso nos anos da década de 1950 com um jeito suave e minimalista (em oposição a cantores de grande potência sonora) também são considerados influências positivas sobre os que fizeram a bossa nova. Um embrião do movimento, já na década de 1950, eram as reuniões casuais, frutos de encontros de um grupo de músicos da classe média carioca em apartamentos da zona sul, como o de Nara Leão, na Avenida Atlântica, em Copacabana. Nestes encontros, cada vez mais frequentes, a partir de 1957, um grupo se reunia para fazer e ouvir música. Dentre os participantes estavam novos compositores da música brasileira, como Billy Blanco, Carlos Lyra, Roberto Menescal e Sérgio Ricardo, entre outros. O grupo foi aumentando, abraçando também Chico Feitosa, João Gilberto, Luiz Carlos Vinhas, Ronaldo Bôscoli, entre outros.
93, Manguebeat também grafado como manguebit ou mangue beat é movimento de contracultura surgido no Brasil na década de noventa em Recife que mistura ritmos regionais, como maracatu, com rock, hip hop, funk rock e música eletrônica. O movimento focou-se nas críticas o abandono econômico- social do mangue, da desigualdade de Recife (principalmente em razão do descaso do Estado fora do eixo Rio-São Paulo). Teve como ícone Chico Science falecido vocalista da banda Nação Zumbi, que junto com Fred 04, Renato L e Helder Aragão que idealizaram o rótulo "mangue" divulgando ideias, ritmos e contestações do manguebeat.

94, Blanka fez várias aparições em outros títulos, além do Street Fighter II original. Blanka está disponível como um personagem jogável nos jogos da série Street Fighter EX: Street Fighter EX2, e Street Fighter EX3. Ele também fez aparições como um personagem jogável em Capcom versus SNK, e, Capcom versus SNK 2 e Street Fighter IV, ficando de fora em Street Fighter III. De acordo com o seu encerramento em Capcom versus SNK 2, Blanka pensava estar voando para casa, mas quando o avião cai, ele se encontra em um "zoológico". Em Street Fighter RPG da White Wolf, Blanka é um híbrido animal, tendo adquirido seus poderes elétricos com enguias e suas habilidades atléticas com os macacos-aranha, além de ser um praticante de capoeira. Em 2008, o programa CQC enviou um repórter à Espanha, que fez algumas perguntas sobre o Brasil aos transeuntes espanhóis e lhes mostrava fotos de brasileiros ilustres, a fim de testar os conhecimentos dos europeus sobre nosso país. Apenas três de nossas celebridades foram reconhecidas por todos os espanhóis interrogados: Gisele Bündchen, Pelé e, é claro, Blanka.

95, A relativa escassez de bibliografia a respeito da massificação cultural no Rio de Janeiro na primeira metade do século impediu de identificar a importância deste fenômeno, expresso de modo evidente no caso do teatro de revista, que também debatia diariamente a questão da identidade nacional para um público o mais amplo possível em meio à execução de música de todos os tipos, inclusive o samba.

GiseleLeite e Denise Heuseler
Enviado por GiseleLeite em 10/02/2014
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