O romântico Kierkegaard
O ensaio tenta somente traçar esboço da filosofia de Kierkegaard.
O que nos leva a vê-lo tão romântico é o tom dos sentimentos que põe em jogo e a forma em que se aliam à fé mais sincera à angústia de crer numa piedade passional. Aliás o referido filosófico escreveu sob vários pseudôminos tais como Johannes Climachus e, etc..
O dinamarquês Sören Kierkegaard nasceu em 1813 e morreu em 1855, e teve vida e obra dominadas por uma dupla obsessão: a de lembrar do “crime” do pai, uma espécie de blasfêmia ou abjuração , e a ferida incurável de um noivado rompido pelo excesso de pudor, com uma conseqüente traição.
A angústia de crer, de pensar e ainda reintegrar essa mesma angústia na ordem metafísica se tornou praticamente o tema central de toda a obra do filósofo. Aliás, Kierkegaard não coloca o problema da salvação como faz os demais cristãos, nem o temor de uma condenação sempre possível.
A paixão mais alta do pensamento de Kierkegaard está em querer descobrir uma coisa que ele não possa pensar, escreve Benjamin Fondane.
O pensamento só se realiza plenamente quando se supera e encontra a Deus, além de todo pensamento. A descoberta tardia de Schopenhauer teve grande impacto em toda a sua sofrida filosofia, havendo mesmo quem lhe taxasse de Schopenhauer pelo acesso, convertido assim num negador de querer-viver.
Mas, se pretendia destruir esse querer-viver, era para deixar o campo livre a Deus e à ação divina e, nisto coincidia com um aspecto da mística cristã.
São suas estas palavras características e terríveis: “ Deus odeia toda existência ... A finalidade desta vida é elevar ao mais alto patamar o fastio de viver.”
Conclui assim o filósofo que o cristianismo é algo moralmente impossível e ele assim o confessa, há de se ter um socorro sobrenatural.
E acentua:” toda tentativa de demonstração racional das bases da fé é uma tarefa escabrosa , uma espécie de tentação.”
O nosso romântico pensador publicou em 1844 o “ Conceito de angústia” , em 1845 a obra “ Etapas no camiunho da vida” . Enxergava na estética o particular, na ética o geral e no religioso, o absoluto. O tom de sua especulação é todo peculiar.
Regis Jolivet coemntou; “ É um pensamento que se apresenta muito mais como uma expressão da alma e da vida do que uma construção do espírito. “ Ele transforma a metafísica em mística.
A sua própria angústia torna-se elemento de crença e o pensamento não é o rio caudaloso que vai perder-se em águas divinas, ao contrário, estanca-se, se evapora ao aproximar-se de Deus.
Define o cristianismo como uma fantasia bem próxima a da alegoria, mais moral do que intelectual.
Sua filosofia de ação retardade gerou muitas sólidas reflexões futuras e trouxe efetivas contribuições para a filosofia cotnemporânea e, particularmente nas deduções lacanianas.
Kiekergaard é o precursor do existencialismo apesar de ser um pensador religioso seguindo a linha de Pascal.
Marcado pelo subjetivismo e pelos entimento trágico, é dotado de estilo polêmico sobretudo nos comentários a Descartes e Hegel.
È ainda considerado poético quando aborda valores como o amor, o medo, a angústia e sem-sentido da existência.
Sua obra sem sistemática não possui quaisquer pretensões teócricas e doutrina´rias e diversamente da maioria dos romãnticos onde a estética é apenas uma etapa da existência.
Propõe a ruptura com o racionalismo mdoerno, o que veio a influenciar tanto o existencialismo contemporâneo de Sartre como também a moderna teologia.
Só para ilustrar, selecionei os seguintes trechos :
” nossa angústia resulta do reconehcimento da finitude e da morte bem como do silêncio de Deus , da impossibilidade de sabermos se nos slavremos”.
“A fé , ela prórpia, não nos dá garantias, porque Deus não nos responde.”
Coloca em relevo o papel da crençca e sua influência na sensibilidade e na inteligência , guarda também o valor da alma, apesar de atormentada mas generosa e profunda.
Sofreu assim itnensamente por causa da busca delorosa da verdade.
A verdade é uma idéia pela queal eu possa viver e morrer, o que ainda mais o caracterizou como um filósofo solitário e por fim abandonou a religião.
Em sua dúvida entre o estético e o ético decreta que a vida subjetiva jamais poderá ser objeto de um saber. O próprio Sartre identificou a filosofia de Kierkegaard como uma filosofia da existência erigida em oposição principalmente ao sistema hegeliano.
Segundo Merleau-Ponty, por exemplo, pode-se falar de um existencialismo no sentido de que nela Hegel não se propõe a encadear conceitos, mas revelar a lógica imanente da existência humana,de maneira mais precisa, mas como vida que procura compreender a si mesma.
“O amor romântico carece, pois, de reflexão, e nisso consiste o seu defeito. Assim, seria aconselhável, como método, submeter o verdadeiro amor conjugal a uma espécie de dúvida prévia ... “
Traduzia brilhantemente o homem ao proclamar: “ O homem é uma síntese de infinito e de finito, de temporal e de eterno, de librdade e de necessidade...”
A noção de escolha constitui uma das idéias fundamentais da filosofia de Kierkegaard, ela seria o próprio núcleo da existência humana. E a visão do filósofo sobre a escolha é que esta é despida de critérios.
Em outras palavras, não existem razões lógicas que obriguem o homem optar por esta ou aquela forma de vida.
Em Diário de um Sedutor, o personagem central penetra no mais fundo abismo da paixão, escolhendo viver a existência amorosa em todas as suas contradições.
Frisa que a ameaça do tédio é perpétua, porque ele exige constante defesa. A busca da estética e de novidades acaba por desembocar num desespero humano.
O referido filósofo aponta o absurdo que conduz o abismo da fé em suas inúmeras versões sobre a história de Abraão e Isaac. Segundo ele, para aquele que se encontra no estágio ético, a coisa mais importante não é saber se ele é capaz de contar nos dedos todos os deveres mas se sentiu, alguma vez, a intensidade do dever, de tal modo que sua consciência esteja plenamente garantida da eterna validez de seu ser.
A escolha tem papel fundamental para a ética. Tem que se escolher entre o um jovem e o um velho e, demosntra claramente uma preferência pelo ético.
Como forma de impasse se utiliza do episódio bíblico referente a Abraaão e Isaac quando Deus exige do pai terreno o sacrifício de seu filho. A única saída é o salto ético religioso de Abraão.
Finalmente, Kiekergaard mostra que o homem não pode repetir cada uma de suas experiências estéticas( e éticas), a fim de gozar um prazer passado.
A repetição, contudo, é possível no plano do futuro, na aceitação da vida como um recomeço, conversão que se abre ao sentimento do prodigioso e do divino; em outros termos, a repetição é só possível como impulso de submissão religiosa ao desconhecido, e radica no próprio absurdo de sua impossibilidade como recomposição das exteriências estéticas e condutas éticas do passado.
A certeza da fé corresposnde a uma icnerteza obejtiva e, conseqüentemente, constitui um paradoxo e um absurdo. Afrouxar o paradoxo significa suspender o ético e entregar-se totalmente ao religiosoA razão deve ser posta de lado, dando à súplica e até mesmo à imprecação.
GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 17/02/2007
Alterado em 22/12/2020