professora Gisele Leite
Diálogos jurídicos & poéticos
CapaCapa Meu DiárioMeu Diário Textos ÁudiosÁudios E-booksE-books FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda PrêmiosPrêmios Livro de VisitasLivro de Visitas ContatoContato LinksLinks
"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).


É questionável a vigente definição de saúde feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a saber: "situação de perfeito bem-estar físico, mental e social" da pessoa. Sendo  mesmo ultrapassada, primeiramente por mirar a perfeição, o que sabemos ser inatingível, sem atentar para as próprias característica de cada personalidade humana. Ademais, discute-se muito a validade e distinção existente entre soma, psiquê e sociedade, adotando um conceito de homem integrado.  Portanto, o que define saúde não é apenas a ausência de doença, mas, também a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social, e já se prostra como utopia quase inatingível. Nesse sentido, Freud  em mais de uma vez, mostrou como a perfeita felicidade de um indivíduo dentro da civilização constitui mesmo algo impossível. Afinal, a civilização passou a existir propriamente quando os homens fizeram pacto entre si, pelo qual trocaram certa parcela de sua liberdade pulsional por um pouco de segurança. Desta forma, a própria organização social e a condição mesma da existência do homem em grupos baseiam-se em uma renúncia que, ainda que assegure ao indivíduo certos benefícios, gera um constante sentimento de mal-estar.  Enfim, a substância da saúde é uma fórmula complexa e delicada de sucesso, sabedoria e sagacidade.


Cinco palavras escolhidas: Saúde;  Sucesso;  Sabedoria; Sagacidade;Substância .
Frase: A substância da saúde é uma fórmula complexa e delicada de sucesso, sabedoria e sagacidade.
GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 02/10/2019
Alterado em 02/10/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários