professora Gisele Leite
Diálogos jurídicos & poéticos
CapaCapa Meu DiárioMeu Diário Textos ÁudiosÁudios E-booksE-books FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda PrêmiosPrêmios Livro de VisitasLivro de Visitas ContatoContato LinksLinks
"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).


VUCA é um termo criado por militares norte-americanos pelos anos noventa destinado a descrever as principais características que permitem explicar e justificar o mundo dentro do contexto do pós-guerra, Guerra Fria. Mas o termo VUCA igualmente é apropriado para o cenário do atual ambiente corporativo.

Trata-se de uma sigla na língua inglês, cada letra representa um requisito presente naquilo que é chamado de mundo VUCA. O "V" representa a volatilidade, já o "U" é a incerteza, do inglês uncertainty e o "C" significa complexidade e, finalmente, o "A" significa ambiguidade. Cabe ressaltar a prsença de certo reforço conceitual à medida em que cada característica é detalhada, o que permite identificar confortável compreensão da sigla.

A voltailidade é a qualidade de tudo que sofre constantes mudanças e, percebe-se que no mundo contemporâneo o mundo tem sofrido em grande velocidade, bem como seus impactos. E, não se refere apenas às tecnologias de informação e comunicação (TICs), mas particularmente, quanto às preferências, tendências e incertezas presentes. É o mundo líquido que tanto Bauman nos falou.

Eis que podemos concluir que o que era ontem de um jeito, hoje é de outro jeito e, amanhã ainda será de outro jeito diferente. O mundo volátil se caracteriza a naturea dinâmica da mudança das coisas.

Sob a influência da imprevisibilidade dos eventos justifica a existência da letra "U" que em português incerteza. Segundo os mais balizados dicionários, trata-se da condição ou natureza daquio que incita a dúvida, imprecisão e/ou hesitação. Que é fruto da volatilidade vivida, planejar de forma mais assertiva tem se tornado um grande desafio, cada vez mais difícil de lidar.

Há uma maior dificuldade de se desenvolver maior conhecimento sobre os desdobramentos das ações executadas em nosso cotidiano, tornando ainda mais obscura e sombria a expectativa sobre qual é o mais adequado passo a ser dado.

A complexidade se faz presente pela interessante caracteriza pela existência de muitas conexões, havendo maior interdependência entre estas. Tem sido frequente a presença de cenários com elementos que apresentam intensas e poucas evidentes relações de interdependência.

Em resumo, há maior presença e menor clareza o que é um paradoxo, porém, bem típico e natural em um mundo VUCA. Não há mais apenas uma única resposa correta, e, sim, diversas possíveis respostas para mesma situação, de acordo com os diferentes pontos de vista e que podem coexistirem de forma simultânea e incidental.

O mundo VUCO enfeixa múltiplas interpretações sobre o mesmo fato. Pois  tudo está interligado e sobreposto ainda que nossos míopes olhos não possam ver...
GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 28/09/2019
Alterado em 28/09/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários