"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).

professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


As razões que podem conduzir o desejo de conhecer a obra de um escritor referem-se ao modo como ele é capaz de transmutar sua vida e transmitir sua visão de mundo, suas experiências, sentimentos, e como maneja as palavras, signos ou símbolos. Toda literatura adquire um timbre de voz e caberá ao leitor extrair sua essência, lendo o contexto histórico-social e, até os personagens. É a literatura que melhor responde à vocação de ser humano.
Humanizamos literalmente tudo. Árvores, objetos, animais e, até os astros como o sol, a lua e planetas. Todos nós temos o avesso e o direito. Existe a alma e o corpo... que reverberam pelas linhas, pelos olhares e, principalmente, pela descrição. O conto traz um modo de descrever, sendo essa ficção que constrói universo de seres e acontecimentos sejam reais ou não. Naturalmente, o conto se define como sendo pequeno, corresponde, em verdade, a um nobre flash filosófico. 
A literatura como um discurso vinculado serve às instituições que visa preservar, disseminar e defender de outros tipos de discursos que não deve fugir de seu papel político, mesmo aliando-se às ideologias de um Estado capitalista e utilitarista. E, a mais importante, à ideologia academicista dos teóricos e críticos literários que advogam o direito de disciplinar as regras do bem escrever. Escrever, descrever e passar o mundo por palavras e expressões. Traduzir-se.
GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 11/07/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
iDcionário Aulete