"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).

professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Há uma notável frase de Sartre, filósofo francês existencialista: "A família é como varíola: A gente tem quando criança e fica marcado para o resto da vida"..

Nossa família empreende em nós traços de personalidade, temperamento e inteligência emocional. É na família que aprendemos a lidar com o lado mais primitivo de nós. É onde nos humanizamos e conhecemos e damos afeto. Nem sempre na merecida e justa reciprocidade.

Em tempos contemporâneos, onde notamos a perpetuação de famílias disfuncionais e que deixam sequelas irremediáveis em muita gente.

De sorte que o vilão nem é mesmo culpado da própria vilania. E, seu inconsciente que só enxerga conspirações malévolas em toda parte,  se torna mais um ser a viver em riste na contínua defensiva, prestes a deflagrar o primeiro ataque.

E, sair vencedor em dinâmica e danos causados. Sêneca ainda nos esclarece que " a natureza nos uniu em uma imensa família, e devemos viver nossas vidas unidos, ajudando uns aos outros".

Pois somos parte de um todo, de uma única entidade. É lamentável, porém, que nos faltem os sentidos para compreender toda sua magnitude, desta forma, temos que enxergar ( e não simplesmente ver) o ser humano que está ao nosso lado, como um ente de ligação a nós.

Infelizmente nem todos tem a graça de ter uma família estruturada que só traz efeitos positivos pela vida a fora, É na família que aprendemos a cuidar do próximo, não obstante, as crassas e profundas diferenças existentes. No mosaico interessante que se forma e que só conseguimos perceber com a maturidade. o resto da vida pode ser um infinito para o aperfeiçoamento.

Ou, então, ser um momento de lamúrias e tristezas.  Quando devemos e precisamos cultivar momentos de felicidade e integração capazes de fazer novos afetos, aperfeiçoar os antigos e, sobretudo, reinventar-se diante de tão complexo cenário.  Onde somos apenas uma parte. Onde tudo passa,  é temporário e temerário e até mesmo o resto da vida.
 
GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 16/01/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
iDcionário Aulete