"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
Textos


A humanidade está sempre às voltas com vícios, que são comportamentos que podem ser entendidos como desvios de caráter e compulsão. Atualmente, os principais vícios humanos  são o jogo, o álcool, o cigarro, os entorpecentes ilícitos e o sexo.
O vício do jogo é mesmo devastador e destrói com eficiência muitas famílias. Há quem perca tudo. E, para proteger tais pessoas e suas famílias o jogo no Brasil (Decreto-Lei 9.215/1946) é proibido, o que inclui bingos, máquinas de jogos de azar e, também, o jogo do bicho. Essa compulsão ao jogo afeta tanto a ordem material como econômica da pessoa, além do emocional, promovendo aliciamento de crianças e adolescentes e deturpa poder de raciocínio do viciado.
O alcoolismo é uma doença que propicia o vício. O consumo contumaz de álcool provoca desvios de comportamento e retira o senso crítico e o controle sobre as próprias ações. Trata-se de uma doença mortal, lenta e responsável por crimes e acidentes de trânsito que vitimam muitas pessoas.
Outro vício humano é tabagismo, sendo o cigarro uma das principais causas de mortes no mundo. E, afeta de forma direta a vida social, familiar e profissional do viciado. Atualmente, é a principal causa de câncer na atualidade, apesar do cigarro ser uma droga lícita, mesmo assim, deve ser evitado e combatido. Há diversas leis proibindo o fumo em locais públicos, sendo sua propaganda controlada e feita com as devidas advertências.
O vício do sexo tem se tornado comum na sociedade contemporânea e gera a promiscuidade, contaminando a juventude de forma muito prematura. Em geral, o vício ao sexo vem acompanhado do uso de drogas e álcool. Já quanto os entorpecentes ilícitos, tais como maconha, cocaína e drogas sintéticas é muito preocupante, sendo instituído como um grave problema de saúde pública no Brasil.
Quanto a mim, meu maior vício é escrever, que é chamado de hipergrafismo ou grafomania. Pois eu escrevo quase o tempo todo... é uma verdadeira compulsão, capaz de fazer com que você, reduza tudo em termos, para ter registros e sempre refrescar a memória. Afinal viver é vicioso.
Gisele Leite
Enviado por Gisele Leite em 28/11/2018
Alterado em 28/11/2018
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários


Imagem de cabeçalho: Shandi-lee/flickr