"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
Textos


O meu afeto é um sentimento terno por pessoas, animais e coisas. Amizade sincera, que se exprime por emoções em diferentes graus de complexidade, indo da simpatia, passando pelo amor e culminando na paixão. O afeto, para
Psicologia é um dos três tipos de função mental, que são o afeto, cognição e volição. Que unem o sentir, conhecer e o querer. 
O afeto pode ser expresso em qualidade e quantidade  através da energia das pulsões e, Freud as identificou como reproduções de antigos fatos de importância vital e, eventualmente, pré-individuais. O affectus é um estado psíquico ou moral capaz de edificar identidades, inteligências e, principalmente, de perpetuar nossa espécie sobre esse planeta água que é paradoxalmente chamado de Terra. O afeto pode ser revelar num olhar,  gesto, em silêncios, nas palavras, músicas ou simplesmente numa crônica. 
Gisele Leite
Enviado por Gisele Leite em 17/11/2018
Alterado em 05/12/2018
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários


Imagem de cabeçalho: Shandi-lee/flickr