"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
Textos


Mas, o que é precisamente o empoderamento feminino? O termo foi o mais procurado na internet em nosso país em 2016. Cumpre destacar que o referido empoderamento não se confunde com o feminismo. Pois o feminismo em apertada síntese é movimento defensor da ideologia da equidade social, política e econômica entre os gêneros humanos.

Enquanto que o empoderamento prega a consciência coletiva, munida de ações para fortalecer as mulheres e  propiciar a equidade de gênero.Surge como uma consequência natural do feminismo e, apesar de interligados, são distintos. Pois empoderar-se é tomar o poder sobre si. É assumir a própria autonomia.

Em geral é defendido para pessoas ou grupos que em geral são oprimidos e recebem menor atenção na sociedade, algumas vezes, até sofrendo de uma invisibilidade.

Há oito anos atrás, a ONU lançou os princípios de empoderamento das mulheres, com o fito de se construir um mundo melhor, a saber, são: estabelecer a liderança corporativa afeita à igualdade de gênero, no mais alto nível que possível; tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e combate ao preconceito e à discriminação; garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalhem na empresa; promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres; apoiar empreendorismo feminino e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing; promover a igualdade de gênero através de iniciativas dirigidas à comunidade e ao ativismo social e mensurar, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Empodere-se, construa sua autoconfiança, fortalecendo-se mental e fisicamente, e ousando concretizar seus sonhos. Assim, poderá apoiar amigas, colegas, conhecidas, parceiras, familiares para fazer o mesmo. A consciência é a força capaz  de mudar paradigmas e trazer um mundo melhor para as gerações futuras.

 
Gisele Leite
Enviado por Gisele Leite em 18/09/2018

Música: Nenê - Arthur Moreira Lima

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários


Imagem de cabeçalho: Shandi-lee/flickr